segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

MINHA USINA MINHA VIDA


MINHA USINA MINHA VIDA INTEIRA É claro que usinas baratas como as do Sudeste tenham remuneração baixa em prazo de ½ século que é o quanto, tecnicamente, elas duram. Duram tanto quanto “minha casa minha vida” ou mais. A usina Henry Bordem tem mais de ½ século e, só não funciona por razões ambientais. Está em perfeitas condições e custou a bagatela de 17 dólares por Kw instalado da época. Mesmo com atualização monetária continua barata. Belo Monte, endeusada como empreendimento de sucesso, tem um custo aproximado de 2000 dólares por Kw instalado. GASODUTOS A rede de gasodutos desempenha o mesmo papel que o sistema interligado no transporte de energia elétrica. São redes paralelas transportando tipos distintos de energia: térmica e eletricidade. Portanto, NÃO deveria ter donos exclusivos. Mas ser utilizado por produtores independentes e usuários distantes, na mesma forma utilizada no sistema elétrico interligado: vendendo em uma ponta e comprando em outra de consumo, pagando apenas o aluguel pelo trânsito ou diferença de custos. Como estão estreitamente relacionados no transporte de energia deveriam ser administrado pelo mesmo consórcio comum, como é o Operador Nacional do Sistema elétrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sobre o blog

Uma exposição didática do significado de "visão geral de sistema".

Cada página acima tem o tamanho físico de uma página real e poderá ser consultada em qualquer órdem para ver como as "variáveis de sistema" estão interrelacionadas.

Para se ter uma visão de conjunto do artigo todo no arquivo do blog as postagens (mais extensas) aparecem na órdem em que foram postadas.























































































































Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Escritor bissexto e plagiador de poetas. Calculista e decifrador.

Uma exposição didática do significado de "visão geral de sistema".

Cada página acima tem o tamanho físico de uma página real e poderá ser consultada em qualquer órdem para ver como as "variáveis de sistema" estão interrelacionadas.
Para se ter uma visão de conjunto do artigo todo no arquivo do blog as postagens (mais extensas) aparecem na órdem em que foram postadas.